quarta-feira, 7 de outubro de 2009

TEOLOGIA DA INSISTENCIA


“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á”... (Mt 7.7)
Esse foi um dos ensinamentos que não poderia ter deixado de faltar no “conteúdo programado” de Cristo quando de sua passagem aqui na terra. E ninguém melhor do que o próprio Senhor Jesus para falar de insistência, Ele sabia muito bem o teor e significado dessa palavra. Procure o verbete insistência no dicionário e você verá ali uma síntese de mais de três anos do ministério revolucionário exercido por Ele. O Aurélio trás as seguintes palavras relacionadas a esse verbete: “Ato de insistir; teima persistente; obstinação, contumácia”.
Jesus nesse versículo ensina que se você deseja algo, se você sonha e acredita nesse sonho, nesse projeto, você deve incomodar, bater, buscar, fazer-se perceber para que todos ao olharem para você percebam de forma clara que você está ali, não vai recuar, e recusa-se a desistir.
Toda vez quando abro minha bíblia em Apocalipse 3:20 vejo ali uma demonstração eterna do que é ser persistente. Toda vez que leio esse versículo vejo nosso Senhor Jesus com mãos firmes e incansáveis batendo a porta dos corações, e pergunto “até quando Senhor insistirá em bater á porta dos que estão fechados para ti?” E a resposta que sinto é “até a última delas se abrir!”.
Se você fitar os olhos e observar bem de perto irá perceber que apesar do suor que lhe desce e molha o semblante e apesar das chagas perpetuas em suas mãos ele continua a bater, e cada vez mais forte e insistentemente. Ele é incansável, invencível, irredutível! Seus olhos não podem ser distraídos, seu escopo é constante, ele sabe o valor de cada vida, ele sabe o quanto pode resistir uma porta. Até os trinta anos se alguém queria uma porta O procurava, ele sabe que para cada uma delas uma batida diferente, para uma mais força, para outras menos rigor. Ele conhece o material do qual é feita cada uma delas... O Carpinteiro de Nazaré.
Ele sabe ser insistente e não perder a elegância. Ele sabe como incomodar e não perder a admiração. Ele sabe como bater e não ferir...
Fico imaginando às vezes o que seria de algum dos maiores heróis bíblicos se não tivessem atentado para a insistência em suas intenções. O Mar Vermelho nunca teria sido aberto, as Muralhas de Jericó ainda hoje estariam firmes e inabaláveis, A terra prometida teria ficado só na promessa, O sol nunca teria parado no campo de batalha... grandes milagres não teriam acontecido jamais, teriam sido abortados.
Quantas vitórias você deixou de conquistar, quantos feitos maravilhosos deixou de realizar por achar que as portas eram espessas demais, e o material da qual eram feitas resistentes demais. Frieza espiritual, Incredulidade, Desânimo, nenhuma dessas portas podem resistir às batidas de um coração fervoroso e cheio de fé. Quantos filhos não salvos, quantos pais separados, quantas pessoas amadas esquecidas e deixadas para trás por falta de batidas mais fortes, intensas, insistente, persistentes!
Ouça a batida do Invencível Carpinteiro! Deixe-se seduzir pela sua cadencia! Faça dessas batidas um rufar de tambores que te guiem para o triunfo. Junte-se a Jesus nesse labor e sinta-se participante de sua insistente obra de ganhar vidas para o Pai!
“Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á”. (Mt 7.8 )


Wendell de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário